sexta-feira, 27 de maio de 2011

No aniversário de Barreiras recebemos REPRESSÃO de presente

Por Paula Vielmo





Ontem, na data do aniversário de Barreiras, centenas de pessoas se dirigiram até a Praça Landulpho Alves para assistir a apresentação da "Família Fernandes", a família do coordenador de cultura, como bem lembrou o companheiro Murilo.

No entanto, nessa data tão importante que lembra o marco da EMANCIPAÇÃO POLÍTICA de Barreiras, três amigos pensaram em fazer um ato simbólico em relação à péssima representação que temos, tanto no Legislativo quanto no Executivo. Assim, fui convocada para essa luta e convoquei outras e outros compas e lá fomos nós, propagar a faixa de 3 metros com os seguintes dizeres: "BARREIRENSES, DÊEM À SUA CIDADE MELHORES REPRESENTANTES QUE ESTES QUE AÍ ESTÃO!"

Era pouco mais de 22h quando anunciou-se a abertura do show dos "Fernandes", sem qualquer discurso da Prefeita, pois como bem avaliou a companheira Amanda, ela não tem coragem de discursar diante do povo, por isso grava os discursos e passa sem parar na televisão (resquícios da escola Carlista).

Após avaliarmos a situação, dividimos a atuação em três frentes, com apenas sete pessoas, sendo duas para segurar a faixa, três para fazer a retaguarda e uma para registrar o momento. Feito isso, fomos levantar a faixa. Diversos olhares curiosos, diversos sorrisos e comentários de apoio e alguns governistas querendo garantir seu "emprego no cabide", olharam enviezado, apontaram, criticaram.
Após algum tempo, decidimos mudar de lado, refizemos a estratégia diante de alguns esvaziamentos de militância e fomos para o outro lado do palco, nesse momento em cinco pessoas. Posicionamos a faixa e seguramos por um bom tempo. Quando abaixamos para reavaliar a posição da faixa, eis que surge repentinamente e com toda a TRUCULÊNCIA existente, cerca de cinco Guardas Municipais.

Chegaram GRITANDO, falando em "tom" de ORDEM e AMEAÇA, afirmando com agressividade que se levantássemos a faixa mais uma vez ela seria tomada. Questionei sobre os motivos, paralelo ao companheiro Anibinha que também tentava iniciar um diálogo, mas os Guardas não queriam conversar. Paralelo a isso, uma moça governista acompanhava a Guarda e intimidava fotografando os manifestantes.

No entanto, para surpresa de todos, eis que surge da multidão um senhor, dirige-se aos Guardas, retira uma carteira do bolso, apresentando-se como Promotor e afirmando que não podiam nos impedir de manifestar e se fizessem algo contra nós, ele chamaria a PM para prendê-los. Ele nos defendeu dizendo que tínhamos "liberdade de expressão" e que o conteúdo da faixa não era impróprio. Um "acompanhante" da Guarda ainda retrucou, mas logo foram embora. O Promotor passou seu telefone para o caso de algum problema e daí soubemos o nome de tão importante figura naquela conjuntura: SINVAL! Ele permaneceu algum tempo perto de nós, "garantindo a segurança"

Após alguns minutos, refizemos a ação e levantamos a faixa, apoiados por diversas pessoas que lá estavam e algumas que colaboraram quando a Guarda veio para nos reprimir.
Sabe-se que isso era esperado, que não existe qualquer inovação na maneira de reprimir quem se opõe ao que está (im) posto por esse Governo e no meu caso, tenho "colecionado" atos de censura e repressão que dariam outro texto, de tão frequentes que têm se tornado. No entanto, saber que a "liberdade de expressão", garantida constitucionalmente é letra morta nessa Terra sem Lei é algo sem explicação. Saber que somos, cotidianamente violentados em nossos direitos com omissões e conivências de quase todos os lados é legitimar a impotência.
Por incrível que pareça, todas essas situações só dão mais força para continuarmos combatendo essas injustiças, na certeza que nossa indignação tem cada vez mais fundamento.

A noite do aniversário de Barreiras terminou cor-de-rosa do jeito que este (des)Governo gosta, com repressão, truculência, autoritarismo, desrespeito e violência, mas também com a reafirmação da convicção de que NÃO PODEM CALAR NOSSA VOZ e que necessitamos urgentemente de MELHORES REPRESENTANTES!

5 comentários:

  1. Nossa Paulinha, que trash! Era bem esperado isso da guarda mesmo, mas não imaginava que viria da guarda - na nossa vez, veio de funcionários da prefeitura e seguranças mesmo, nada realmente representativo - salve promotor! O engraçado é que a guarda não conhece a legislação, como pode funcionar? É só o senso comum, é opinião própria que eles seguem? Será que cabe um processo nisso (talvez até ande, já que tem promotores vivos, apesar que temos dois que estão há uns três anos só entalados no MP...)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O foda é que na mentalidade de guarda, policial, delegado e o escambal, eles são a lei, eles decidem o que podem fazer... por isso existe tanta repressão sem sentido, eles mesmos deseconhecem as leis que juraram defender.
    Ainda bem que alguém mais letrado e com autoridade veio interferir, mas será que o promotor é um entusiasta da liberdade de expressão ou só era do partido de oposição à prefeitura?
    Enfim, parabéns pelo ato!

    ResponderExcluir
  3. Gente onde nós estamos? Precisamos nos atentar para estes atos. Basta de tanta impunidade. Vamos reagir Barreiras, não podemos nos curvar a um governo podre desse não, ano que vem é ano de eleição não podemos desperdiçar nosso direito sagrado de escolher quem nos representa,mas precisamos ter consciência, pois os governantes de Barreiras com certeza não representa o povo.
    Pessoal parabéns pela brilhante ideia, Barreiras precisa de mais pessoas como vocês.

    ResponderExcluir
  4. Quem não conhece Barreiras, se entusiasma diante das notícias que se alardam a respeito do crescimento do agronegócio da região oeste; em especial a cidade de Barreiras. Cheguei a esta cidade a quase 7 anos. Não interessada no agronegócio, pois sou funcionária pública do Estado; vim transferência.
    Aos poucos fui percebendo que a mídia em geral esqueceu de alardear que o bem estar da população de Barreiras não tem interesse para os seus governantes. A população está sofrendo com a assistência precária à saúde; a educação, transporte, infraestrutura, segurança.
    E o pior é que os poucos que tem coragem de manifestar contra as precariedades são repreendidos e muitas vezes parte do contingente populacional, eu diria que são os alienados, são contra os manifestantes. É a LEI DA REPRESSÃO IMPERANDO EM BARREIRAS. Povo Barreirense, acordem!!! Lutem pra mudar o destino de Barreiras; pois esta está se tornando uma cidade-madrasta. Me desculpe as madrastas, pois existem muitas madrastas boas. Mas Barreiras está se tornando uma madrasta MÁ.
    Há quem diz "Barreiras cresceu muito, é normal ter esses tipos de problemas". Concordo plenamente com o fato do crescimento da cidade; mas sei também que a verba recebida para a gerir o município é compatível com o seu crescimento populacional.
    Acordem!!!

    ResponderExcluir
  5. Quanto mais o tempo passa, mas nossa "democracia" se parece com ditadura. Um rapaz foi revistado nessa dita festa porque criticou a ação dos policiais. Sem bagunça, sem baderna, recebeu baculejo porque abriu a boca. Uma amiga dele tirou fotos e o policial pegou a câmera e fez a menina apagar o que havia. Essa é a polícia que, supostamente, nos protege.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!! Volte sempre :)